
LACANAU
TURISMO
Lacanau é um local costeiro, moderno e bem preservado, onde se pode desfrutar de muitas atividades ao ar livre, praticar desporto ou, simplesmente, relaxar. Entre as abundantes localidades costeiras da Côte d'Argent (Costa de Prata), Lacanau é uma das mais populares e visitadas. Para além da praia e das dunas, Lacanau é uma cidade turística com uma rua pedonal principal, cafés, bares, lojas, um complexo cultural, cinema e um ambiente muito agradável em todas as estações do ano.
A cidade de Lacanau distribui-se por três zonas (3 pólos, 3 ambientes):
-
A cidade histórica de Lacanau (La Canau em occitano), com os seus mercados, comércio e serviços, a sua igreja do século XIII, o seu quiosque e o seu porto lacustre.
-
O lago, local reconhecido pela prática de uma grande variedade de desportos aquáticos, é também um lugar de maravilhas propício ao relaxamento, em todas as estações. No verão, as praias ganham vida, as zonas de piquenique enchem-se, sem nunca perderem o seu espírito autêntico e acolhedor.
-
O oceano, local de surf de renome internacional, será uma oportunidade para desfrutar do passeio marítimo de Lacaze, do comércio e do entretenimento da Frente Marítima (Sea Front), com fácil acesso à areia fina e às ondas. As praias Norte, Sul e Super Sul, com a sua zona de Lion, estão completamente remodeladas. Pode-se chegar de carro, a pé ou de bicicleta, graças à extensa rede de ciclovias à sombra dos pinheiros.
O turismo emprega mais de 4.000 pessoas na costa de Aquitânia e gera receitas de cerca de 1,7 mil milhões de euros. Atualmente, a região conta com mais de 1.000 instrutores desportivos de surf e 19 escolas de surf (metade das quais possuem o distintivo de escola de surf francesa).
A oferta de alojamento é completa e diversificada: um total de 19.000 camas que pertencem principalmente ao setor hoteleiro ao ar livre.
Está prevista a criação de um centro de conferências em Lacanau, o que implicará a chegada de empresas e turismo corporativo a Lacanau e facilitará a interconexão com Bordéus.
Impulsionada por Lacanau, esta iniciativa reúne todos os intervenientes institucionais e visa desenvolver uma abordagem verdadeiramente coerente na gestão da prática do surf. A ideia é permitir um desenvolvimento sustentável do surf e, para tal, é importante:
-
Manter a atratividade e promover o desenvolvimento económico
-
Proporcionar uma melhor gestão que maximize os benefícios e minimize o impacto ambiental
-
Inovar a favor da conciliação dos requisitos regulamentares e das necessidades de estruturas
-
Regulamentar de forma a permitir um desenvolvimento sustentável da atividade.




