
LACANAU
INTERESSE
Desde 2014, Laurent Peyrondet, presidente da Câmara Municipal de Lacanau, quer que o desenvolvimento da cidade se faça através do surf e do esqui aquático. Para tal, já começou a trabalhar com surfistas nacionais e internacionais, não só com o objetivo de construir um legado duradouro, mas também para continuar a desenvolver as diferentes disciplinas (WSL).
Lacanau candidata-se a acolher os campeonatos de surf dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o que a levou a estabelecer uma colaboração com a cidade de Bordéus, maximizando assim os recursos de ambas as localidades (alojamento, transportes, centro de comunicação social (media hub), etc.). A sua candidatura já reúne todos os intervenientes económicos e institucionais do departamento de Gironda e arredores.
Atualmente, a Comuna está a trabalhar na cidade-oceano 2050, protegida por uma nova estrutura contra a erosão e reabilitada como uma varanda com vista para o mar; uma faixa pedonal e ciclável de norte a sul. Além disso, esta recomposição da frente marítima não se pode reduzir a uma questão de desenvolvimento "clássico": tem de integrar a erosão, uma forte dinâmica natural que torna o local instável e frágil.




