
LACANAU
CIDADE
A cidade de Lacanau situa-se na costa atlântica do Médoc, a 40 km de Bordéus, a 2h30 de comboio de Paris e a 30 minutos do aeroporto de Bordeaux Mérignac. Possui uma paisagem extraordinária, 16 km de costa oceânica e condições naturais excecionais: um lago com qualidade de água impecável e condições ideais para a prática de esqui aquático.
O desenvolvimento da cidade e das suas 3 áreas chave dispõem de inúmeras e novas instalações comunitárias perfeitas para acolher uma população rejuvenescida. Na verdade, atualmente a cidade oferece muitas infraestruturas desportivas, culturais, educativas e de lazer, entre as quais encontramos:
-
No "centro da cidade": 1 campo de futebol e um campo anexo; 1 pista de atletismo; 2 centros desportivos cobertos (COSEC) com equipamento específico (sala e ginásio); 1 campo de petanca, 1 centro hípico privado; 1 centro de equitação perto do estádio municipal; 1 pista de skate juvenil muito conhecida na região; e 1 muro de escalada.
-
Em redor do lago: 1 centro de vela, canoagem e esqui aquático; 1 centro de esqui aquático privado.
-
Junto ao oceano: o Pôle de l'Ardilouse com um centro desportivo.
-
1 campo de golfe de 18 buracos
-
1 campo de golfe de 19 buracos
-
1 escola de golfe
-
12 courts de ténis exteriores
-
4 courts de ténis cobertos
-
1 trinquet
-
2 courts de squash
-
1 centro hípico privado
-
1 enorme parque infantil
Na costa desta localidade existem também campos de petanca; 1 Casa do Deslize (Glisse) e kite-surf; 1 centro de salvamento costeiro; 1 centro de esqui aquático e uma pista de patinagem. A distribuição do espaço já está organizada e em desenvolvimento.
É inegável que Lacanau possui o Legado do surf e do skate. Situada no coração de quilómetros de praias de areia e muito surf em plena natureza, Lacanau é um motor não só do surf de Gironda, mas também do surf francês e europeu.
O Lacanau Surf Club tem vindo a "agitar a cultura surf" desde os anos 50. Criado oficialmente em 1967, a comunidade surfista juntou-se-lhe de imediato e desde 1979 tem vindo a organizar campeonatos de renome internacional. Além disso, no início dos anos 90, Lacanau organizou uma das primeiras competições de Waveski, o que, juntamente com o estádio náutico em Pitrotto, que acolhe diversos campeonatos mundiais, lhe valeu um grande reconhecimento internacional.
A experiência de Lacanau na organização de grandes competições é vasta: Lacanau Pro, Lacanau Gliss Festival e Euro Sup, além de possuir a designação "Surf City”.
Quanto ao dinamismo histórico desta localidade, foi aqui que em 2005 Rico Leroy e Jérémy Boisson criaram a International Tandem Surfing Federation (ITSA - International Tandem Surfing Association), onde está atualmente sediada.



