
MAR DEL PLATA
INOVAÇÃO
A participação neste tipo de redes promove a inovação a partir do intercâmbio cultural, desportivo e turístico, ao mesmo tempo que colabora na promoção nacional e internacional de Mar del Plata como destino de surf, melhorando a competitividade turística do destino.
Espera-se que, ao fazer parte da rede, se potencie a realização de acontecimentos desportivos e sociais, aumentando o número de atletas em desenvolvimento e em alto rendimento. Ao fomentar a inclusão, consegue-se o intercâmbio cultural com os atletas e treinadores de outros países.
Embora Mar del Plata tenha uma ampla expertise em modalidades de turismo (de recreação, de férias, de Congressos e Conferências, de Eventos Desportivos, culturais — como o Festival Internacional de Cinema, shows nacionais e internacionais, etc.), o foco no surf permite compreender que toda a atividade turística é potenciada e atualizada. Alojamento, gastronomia, serviços de praia, atividade comercial afim, tudo isso é incentivado pela pertinência ao universo do surf.
CASOS DE INOVAÇÃO
Destaca-se que o tema do surf tem sido abordado por estudantes da Universidade Nacional de Mar del Plata para a redação das correspondentes teses de licenciatura.
Tanto na Faculdade de Ciências Económicas e Sociais (Licenciatura em Turismo) como na Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design (Licenciatura em Design Industrial), verifica-se o interesse pela temática com projetos relacionados.
TESES EM DESTAQUE:
-
Mazzina, Ma. Paz – Surf, alternativa turístico recreativa de la costa marplatense. (Monografia de Graduação), Universidade Nacional de Mar del Plata. (2006) https://nulan.mdp.edu.ar/id/eprint/1146/
-
Vergara, Ma. Florencia – Turistas de Surf: Perfil y preferencias de consumo turístico en Mar del Plata. (Tese de Licenciatura), Universidade Nacional de La Plata. (2020) http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/108611



