
SAN SEBASTIÁN
TURISMO
O turismo é uma das principais atividades económicas da cidade de Donostia San Sebastián, e o turismo de Surf não é exceção. A cidade é considerada uma das mais belas do Cantábrico e, não é por acaso que a prestigiada publicação National Geographic a considera uma das 20 melhores Surf Cities do mundo, graças à sua beleza e à sua oferta de lazer.


AS PRAIAS E OS SEUS BAIRROS
● Praia de La Concha: A praia de La Concha é uma das imagens de marca de Donostia - San Sebastián. Situada no coração da cidade, oferece ao visitante vistas magníficas, como a que proporciona a sua bela baía em forma de concha, com a ilha de Santa Clara no centro, ladeada pelos montes Urgull e Igeldo.
Tem 1.350 metros de comprimento.
● Praia de Ondarreta: A Praia de Ondarreta situa-se na zona mais ocidental da cidade, ao abrigo do Monte Igeldo e aos pés do Palácio Miramar, em plena Baía de La Concha. É a mais desconhecida das três praias da cidade, sendo por isso ideal para famílias e crianças. Tem um parque infantil na própria areia, 2 bares- esplanadas, serviços de aluguer de canoas, casas de banho públicas, balneários fontes, serviço de nadador-salvador e vigilância, aluguer de toldos, guarda-sóis e tendas, instalações desportivas, etc.
● Praia de Zurriola: A praia de Zurriola está situada no coração do bairro de Gros, entre os cubos do Kursaal e o Monte Ulía. Ondas, surf e juventude. Estes são os componentes principais da Praia de Zurriola, a praia com mais movimento e ambiente surfista de Donostia / San Sebastián. Tornou-se, desde a sua remodelação em meados dos anos noventa, o destino favorito de surfistas e jovens de todo o mundo.
ARQUITETURA, SHOPPING E MUSEUS
● Museo San Telmo:
Em plena Parte Vieja (Parte Antiga), num magnífico edifício do século XVI que foi um convento de dominicanos, encontra-se o Museu San Telmo. Antigo quartel de artilharia, foi convertido em museu municipal no século XX.
● Aquarium:
Está situado num dos locais mais pitorescos da cidade, o cais de San Sebastián, e junto à Parte Vieja, com uma variada e extensa oferta gastronómica, e a poucos minutos do centro da cidade.
● Museo Chillida Leku:
Chillida Leku alberga a obra e vida do escultor Eduardo Chillida. É composto pelo solar Zabalaga e o jardim. É um museu único, concebido em si mesmo como uma grande obra de arte. Nele, a fusão entre arte e natureza ocorre de forma natural. As esculturas integram-se na paisagem como se sempre tivessem feito parte dela. No jardim, com uma extensão de 11 hectares, as faias, os carvalhos e as magnólias convivem com mais de 40 esculturas monumentais de aço e granito, dispostas em perfeito diálogo com o ambiente. Embora as obras apresentem um aspeto de monumentalidade, o local é feito à escala humana, que é a escala com que o artista sempre trabalhou, colocando a pessoa como medida do seu trabalho.
● Eureka! Museo de la Ciencia:
Eureka! Zientzia Museoa pretende proporcionar um ambiente estimulante para a participação em atividades relacionadas com o mundo da ciência e da técnica. Poderia ser definido como um centro de divulgação científica acessível a todas as idades, como complemento dos programas educativos para a compreensão dos princípios científicos e como recurso para famílias e indivíduos no seu tempo de lazer, visando o seu desenvolvimento pessoal.
● Igreja de San Vicente:
A igreja de San Vicente está localizada em plena Parte Vieja de São Sebastião. É o templo mais antigo da cidade. Construída durante a primeira metade do século XVI em estilo gótico, no seu interior esconde-se um dos melhores retábulos do românico, obra de Ambrosio de Bengoechea e Juan de Iriarte.
● Basílica de Santa María del Coro:
A basílica de Santa María é uma impressionante obra barroca do século XVIII, que preside a Calle Mayor em plena Parte Vieja de São Sebastião. Foi construída entre 1743 e 1774 sobre a planta de um templ anterior que ocupava o mesmo espaço. A porta principal da basílica coincide em linha reta com a entrada para a Catedral do Bom Pastor, a 1 quilómetro de distância. Destaca-se a fachada barroca com um toque churrigueresco, presidida por uma escultura de São Sebastião Mártir, e o retábulo-mor dedicado à Virgen del Coro, padroeira da cidade.
● Catedral do Bom Pastor:
com uma capacidade para 4.000 pessoas. Foi inaugurada em 1897 e, desde 1953, tem o estatuto de catedral. É uma obra do arquiteto de São Sebastião, Manuel de Echave. Esta igreja é de estilo neogótico, tem uma superfície de 1915 metros quadrados e uma planta retangular e simétrica de cruz latina e com 3 naves, transepto e presbitério. Está construída com pedra arenosa das pedreiras do Monte Igueldo e dotada de grande variedade de elementos decorativos como vitrais. Guias e empresas turísticas
● Brai-Kantauri:
oferece serviços de recreio no mar: tours de pesca, rotas personalizadas, transfers marítimos privados, etc., numa embarcação segura, ampla e confortável para quase todos os tipos de público. A embarcação conta com uma proa e popa muito amplas, com um piso praticamente sem desníveis nem saliências, com 12 assentos com encosto, e com uma casa de banho mais ampla do que é habitual nos barcos.
● San Sebastián Guides:
San Sebastián Guides é uma rede de guias turísticos profissionais com uma vasta experiência. Oferecem uma série de tours abertos para pequenos grupos, tours sob pedido para agências de viagens e grupos, e visitas premium privadas a grupos de um máximo de 8 pessoas. Também organizam tours personalizados para particulares.



