
LAS PALMAS DE GRAN CANARIA
INDÚSTRIA
A indústria do surf na cidade tem um impacto económico que supera os 10 milhões de euros por ano, com mais de 20.000 praticantes anuais, entre locais e visitantes. Especialmente após a pandemia do ano de 2020, o crescimento de utilizadores e visitantes no âmbito do surf tem sido muito notável, em toda a sua cadeia de valor.
Na cidade, existem várias escolas de surf que contam com autorizações públicas da câmara municipal para exercerem a sua atividade nas praias e que cumprem com os requisitos básicos estabelecidos (segundo a Federação Canária de Surf) sobre a formação dos seus monitores e os seguros de responsabilidade civil, entre outros.
No âmbito das escolas e alojamentos, a câmara municipal impulsionou, juntamente com o setor privado, a implementação do Sistema Integrado de Qualidade Turística em Destino (SICTED), um padrão básico que garante a existência de procedimentos regulados nas empresas e operadores, o que beneficia o visitante ou utilizador, seja ele local ou não.
Entre outras empresas, enumeram-se e citam-se aquelas que mais relação têm com o surf em Las Palmas de Gran Canaria, quase todas elas localizadas na proximidade das ondas em La Cícer, na praia de Las Canteras:
-
Escolas: University Surf School; Mojo Surf; Oceanside; Buen Surf; Brisa School; 3RJ Surf Academy; Super Stocked; Low cost Surf Camp; Feel Surf Camp;
-
Associações: Federación Canaria de Surf;
-
Lojas: Tienda Surf RockIslands Surf Shop; Sock'm; Area Surf Shop; El Cruce; Backdoor; Epik;
-
Alojamentos: Avocado Surf Hostel; La Ventana Azul Hostel; HiTide House; Little Surf House; Surfcamps Eco Las Palmas; NH Imperial playa Hotel; Hotel Reina Isabel; hotel Aloe Canteras; Hotel Ac Gran Canaria; Hotel Acuarium e Hotel Cristina by Tigotan.




