
ERICEIRA
CIDADE
Com cerca de 12 mil habitantes e situada a apenas 35 km de Lisboa, a capital, a Ericeira é uma vila piscatória com séculos de história, onde a ligação ao mar molda a cultura, a gastronomia e a identidade da comunidade. Essa mesma relação com o oceano fez da vila da Ericeira um lugar único para o surfing, que hoje marca profundamente a vida local e atrai atletas e visitantes de todo o mundo. Este percurso tem sido valorizado e impulsionado pela Camara Municipal de Mafra, cuja visão estratégica permitiu reconhecer cedo o potencial do surfing como motor económico, cultural e turístico, apoiando a preservação da costa, a candidatura de diversos projetos, e a projeção internacional da Ericeira como destino de referência.
Foi nesta vila que o surfing encontrou um dos seus palcos mais marcantes, culminando no reconhecimento a 14 de outubro de 2011 como a primeira Reserva Mundial de Surf da Europa – e a segunda no mundo – reconhecendo não só a qualidade das ondas, mas também o seu valor cultural, turístico e ambiental. Esta designação engloba cerca de 4km de costa, onde se destacam sete ondas de renome internacional (Pedra Branca, Reef, Ribeira d’ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço) que oferecem condições de excelência para todos os níveis, do iniciante ao profissional.
Fundado em 1993, o Ericeira Surf Clube, tem sido um pilar na afirmação da vila como referência mundial no surf. Criou, em 1995, a primeira escola de surf local e desde então desenvolve diversas atividades como, a formação de atletas, organização de competições regionais e nacionais, impulsiona projetos ligados à sustentabilidade, formação, inovação, cultura, inclusão e proteção costeira. Entre as suas grandes iniciativas, destaca-se o projeto “EriceiraWSR+10”, que avaliou o impacto da Reserva Mundial de Surf ao longo de uma década, a par de muitas outras ações que consolidam o clube como um dos protagonistas do surf na Ericeira.
O percurso da Ericeira, marcado pela ligação histórica ao mar, pela qualidade excecional das ondas, o trabalho das instituições envolventes e o apoio da comunidade, levou ao seu reconhecimento como uma World Surf City. Integrar este projeto, significa estar entre territórios onde o surfing é uma força que move a economia, reforça a cultura e desenvolve modelos de desenvolvimento sustentável. Na Ericeira, esta identidade sente-se através da criação de emprego e das oportunidades de formação, atrai visitantes de todos os continentes, impulsiona a inovação e fortalece laços comunitários. Ao mesmo tempo, fortifica uma consciência ambiental que garante a proteção da costa e das ondas para gerações futuras.
Fotografo: Pedro Mestre




















