
SAN SEBASTIÁN
TURISMO
El turismo es una de las principales actividades económicas de Donostia-San Sebastián , y el turismo de surf no es una excepción. La ciudad está considerada una de las más bellas del mar Cantábrico, y no es casualidad que la prestigiosa publicación National Geographic la incluya entre las 20 mejores ciudades del mundo para practicar surf, gracias a su belleza y oferta de ocio.


LAS PLAYAS Y SUS BARRIOS
● Playa de La Concha : La Playa de La Concha es una de las imágenes más emblemáticas de Donostia - San Sebastián. Situada en pleno centro de la ciudad, ofrece magníficas vistas, como la que ofrece su hermosa bahía en forma de concha, con la isla de Santa Clara en el centro, flanqueada por los montes Urgull e Igeldo.
Tiene una longitud de 1.350 metros.
Playa de Ondarreta : La Playa de Ondarreta se encuentra en la zona más occidental de la ciudad, protegida por el Monte Igeldo y a los pies del Palacio de Miramar, en plena Bahía de La Concha. Es la menos conocida de las tres playas de la ciudad, ideal para familias y niños. Cuenta con un parque infantil en la misma arena, dos bares/terrazas, servicio de alquiler de canoas, baños públicos, vestuarios, fuentes, servicio de socorrismo y vigilancia, alquiler de toldos, sombrillas y tiendas de campaña, instalaciones deportivas, etc.
● Playa de la Zurriola : La Playa de la Zurriola se encuentra en pleno barrio de Gros, entre el Kursaal y el Monte Ulía. Olas, surf y juventud. Estos son los principales atractivos de la Playa de la Zurriola, la playa más concurrida y con el mejor ambiente surfero de Donostia/San Sebastián. Desde su renovación a mediados de los noventa, se ha convertido en un destino predilecto para surfistas y jóvenes de todo el mundo.
ARQUITECTURA, COMPRAS Y MUSEOS
● Museo San Telmo:
Em plena Parte Vieja (Parte Antiga), num magnífico edifício do século XVI que foi um convento de dominicanos, encontra-se o Museu San Telmo. Antigo quartel de artilharia, foi convertido em museu municipal no século XX.
● Aquarium:
Está situado num dos locais mais pitorescos da cidade, o cais de San Sebastián, e junto à Parte Vieja, com uma variada e extensa oferta gastronómica, e a poucos minutos do centro da cidade.
● Museo Chillida Leku:
Chillida Leku alberga a obra e vida do escultor Eduardo Chillida. É composto pelo solar Zabalaga e o jardim. É um museu único, concebido em si mesmo como uma grande obra de arte. Nele, a fusão entre arte e natureza ocorre de forma natural. As esculturas integram-se na paisagem como se sempre tivessem feito parte dela. No jardim, com uma extensão de 11 hectares, as faias, os carvalhos e as magnólias convivem com mais de 40 esculturas monumentais de aço e granito, dispostas em perfeito diálogo com o ambiente. Embora as obras apresentem um aspeto de monumentalidade, o local é feito à escala humana, que é a escala com que o artista sempre trabalhou, colocando a pessoa como medida do seu trabalho.
● Eureka! Museo de la Ciencia:
Eureka! Zientzia Museoa pretende proporcionar um ambiente estimulante para a participação em atividades relacionadas com o mundo da ciência e da técnica. Poderia ser definido como um centro de divulgação científica acessível a todas as idades, como complemento dos programas educativos para a compreensão dos princípios científicos e como recurso para famílias e indivíduos no seu tempo de lazer, visando o seu desenvolvimento pessoal.
● Igreja de San Vicente:
A igreja de San Vicente está localizada em plena Parte Vieja de São Sebastião. É o templo mais antigo da cidade. Construída durante a primeira metade do século XVI em estilo gótico, no seu interior esconde-se um dos melhores retábulos do românico, obra de Ambrosio de Bengoechea e Juan de Iriarte.
● Basílica de Santa María del Coro:
A basílica de Santa María é uma impressionante obra barroca do século XVIII, que preside a Calle Mayor em plena Parte Vieja de São Sebastião. Foi construída entre 1743 e 1774 sobre a planta de um templ anterior que ocupava o mesmo espaço. A porta principal da basílica coincide em linha reta com a entrada para a Catedral do Bom Pastor, a 1 quilómetro de distância. Destaca-se a fachada barroca com um toque churrigueresco, presidida por uma escultura de São Sebastião Mártir, e o retábulo-mor dedicado à Virgen del Coro, padroeira da cidade.
● Catedral do Bom Pastor:
com uma capacidade para 4.000 pessoas. Foi inaugurada em 1897 e, desde 1953, tem o estatuto de catedral. É uma obra do arquiteto de São Sebastião, Manuel de Echave. Esta igreja é de estilo neogótico, tem uma superfície de 1915 metros quadrados e uma planta retangular e simétrica de cruz latina e com 3 naves, transepto e presbitério. Está construída com pedra arenosa das pedreiras do Monte Igueldo e dotada de grande variedade de elementos decorativos como vitrais. Guias e empresas turísticas
● Brai-Kantauri:
oferece serviços de recreio no mar: tours de pesca, rotas personalizadas, transfers marítimos privados, etc., numa embarcação segura, ampla e confortável para quase todos os tipos de público. A embarcação conta com uma proa e popa muito amplas, com um piso praticamente sem desníveis nem saliências, com 12 assentos com encosto, e com uma casa de banho mais ampla do que é habitual nos barcos.
● San Sebastián Guides:
San Sebastián Guides é uma rede de guias turísticos profissionais com uma vasta experiência. Oferecem uma série de tours abertos para pequenos grupos, tours sob pedido para agências de viagens e grupos, e visitas premium privadas a grupos de um máximo de 8 pessoas. Também organizam tours personalizados para particulares.



